EVANGELHO DO DIA – 07/04

07/04/2016 1:49 pm | Atualizado em: 08/04/2021 8:31 am

Nesse mesmo primeiro dia da semana, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não O reconheceram. Então Jesus perguntou: «O que é que vocês andam conversando pelo caminho?» Eles pararam, com o rosto triste. Um deles, chamado Cléofas, disse: «Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nesses últimos dias?» Jesus perguntou: «O que foi?» Os discípulos responderam: «O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um Profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Nós esperávamos que fosse Ele o Libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo, e não encontraram o Corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto Anjos, e estes afirmaram que Jesus está Vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.» Então Jesus disse a eles: «Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os Profetas falaram! Será que o Messias não devia sofrer tudo isso, para entrar na sua Glória?» Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: «Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.» Então Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-Se à mesa com os dois, tomou e abençoou o pão, depois o partiu e deu a eles. Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: «Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?» Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. E estes confirmaram: «Realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão!» Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando Ele partiu o pão. (Lc 24,13-35)