Ato na CNBB abre as ações da III Jornada Mundial dos Pobres

A convite do Papa, Igreja no Brasil celebrará III Jornada Mundial dos Pobres - Imagem: Vatican News

Ato na CNBB abre as ações da III Jornada Mundial dos Pobres

08/11/2019 11:41 am | Atualizado em: 08/11/2019 11:41 am

“Desafios e alternativas das Pastorais Sociais e movimentos populares na superação das desigualdades” foi o tema debatido na sede da CNBB.

Entre os dias 10 e 17 de novembro, a Igreja realiza a Jornada Mundial dos Pobres, uma iniciativa convocada pelo Papa Francisco para mobilizar pessoas e comunidades em torno da questão da pobreza no mundo.

Nessa quinta-feira (07), um ato na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, reuniu lideranças de movimentos populares e pastorais sociais na roda de conversa com o tema “Desafios e alternativas das Pastorais Sociais e movimentos populares na superação das desigualdades”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a ação sociotransformadora, Dom Francisco Cota, falou sobre as motivações da 3ª Jornada Mundial dos Pobres.

Durante o evento, que reuniu cerca de 70 lideranças, o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Fernando Zamban, destacou que a Jornada Mundial dos Pobres é um convite ao exercício da solidariedade transformadora.

O Papa Francisco escolheu como tema para esta 3ª Jornada Mundial dos Pobres a inspiração bíblica do salmo nove: “A esperança dos pobres jamais se frustrará”.

Ao final do ato que marcou o início da Jornada Mundial dos Pobres, árvores do cerrado foram plantadas no jardim da Sede da CNBB, como símbolos de esperança e resistência.  O material de mobilização para a Jornada Mundial dos Pobres está disponível no site da Cáritas Brasileira.

Fonte: Vatican News