Em balanço da reunião do Consep, dom Walmor diz que Igreja Católica está no coração do mundo para marcá-lo com os valores do Reino

Foto: CNBB

Em balanço da reunião do Consep, dom Walmor diz que Igreja Católica está no coração do mundo para marcá-lo com os valores do Reino

Foto: CNBB
Radio America | Rádio América

20/02/2020 10:03 am | Atualizado em: 20/02/2020 10:03 am

Em vídeo, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez um balanço da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) que aconteceu entre os dias 18 e 19 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília (DF). Dom Walmor fez questão de reforçar que o Consep está a serviço da Igreja no Brasil. “Nós somos da Igreja todos servidores”, disse.

Nessa primeira reunião do Consep deste ano, o presidente da CNBB disse que os participantes tiveram uma experiência importante no horizonte luminoso traçado pela Exortação Pós Sinodal “Querida Amazônia”. “O Papa Francisco nos chama a sonhar caminhos importantes para a nossa Igreja”, reforçou.

Dom Walmor ressaltou o trabalho que as Comissões Episcopais apresentaram. Segundo ele, um caminho bonito e muito fecundo de ações em todo o Brasil servindo para formação, comunicação, promoção social, evangelização, entre outras frentes.

“Também estamos nos preparando para a 58ª Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro cujo tema central será o anúncio da Palavra Santa de Deus. Este é o nosso caminho, com a Palavra iluminando a realidade e nos tornando capazes de transformá-la, enquanto vamos marcando-a com os valores do Reino de nosso Deus”.

Da análise de conjuntura política, econômica e social do Brasil, de acordo com o presidente da CNBB, a preocupação central dos bispos é com a economia do país que não apresenta sinais de crescimento. Nesse sentido, dom Walmor disse que a CNBB está em sintonia com o Papa Francisco, que propõe um debate com uma nova geração de economistas sobre os rumos de uma nova economia no encontro que acontecerá em Assis.

De acordo com o presidente da CNBB, o Consep também olha, com preocupação a retirada de direitos públicos e de cidadãos e o comprometimento da participação da sociedade civil nas instâncias de participação e controle social. “A Igreja católica está no coração do mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja, para ajudar uma com uma nova compreensão”, disse.

Veja o vídeo na íntegra:

YouTube video

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *