Notícias

 

Ordenação episcopal: dom Otacílio Ferreira Lacerda

Ordenação aconteceu no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Imagem: Arquidiocese de BH

Ordenação aconteceu no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Imagem: TV Aparecida

Após ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco, Otacílio de Ferreira Lacerda foi ordenado bispo neste sábado, 18 de março, durante Missa no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). “Para mim o viver é Cristo”, este é o lema episcopal de dom Otacílio, inspirado no Livro de Filipenses.

O rito de ordenação foi celebrado pelo arcebispo dom Walmor, que se dirigindo ao Bispo Auxiliar, disse que a oportunidade de servir a Arquidiocese de Belo Horizonte é uma graça de Deus, uma escola em razão de seus muitos desafios. Dom Walmor recordou-se ainda que, no exato momento da ordenação, comunidades da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), onde dom Otacílio será bispo referencial, peregrinavam ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, em oração pelo ministério do Bispo Auxiliar.

Em referência à Liturgia desse sábado – 2ª Semana da Quaresma -, dom Walmor se lembrou do que diz a profecia de Miquéias – “Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade” – para argumentar que o bispo é chamado a exercer uma tarefa exigente: lançar o olhar sobre o povo e conduzi-lo no caminho da salvação, do bem e do amor.

No exercício dessa missão, explica o Arcebispo, é fundamental desenvolver a competência bonita de ser misericordioso. “Buscar oferecer a palavra que é esperança, ter coragem de viver para os outros, debruçando-se sobre muitas situações, em permanente diálogo com a sociedade. Ajudar, assim, a Igreja a cumprir sua tarefa de anunciar o Evangelho”, conclui.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo conduziu celebração. Imagem: TV Aparecida

Dom Walmor Oliveira de Azevedo conduziu celebração. Imagem: TV Aparecida

Ao final da Missa, dom Otacílio agradeceu cada pessoa que esteve ao seu lado durante todo o seu ministério de presbítero. E pediu para que todos rezem, incessantemente, por ele.  De modo especial, o Bispo Auxiliar recordou-se e agradeceu a seus pais, já falecidos, lembrando que a família é o berço das vocações.

O início do ministério de dom Otacílio na Arquidiocese de Belo Horizonte será no dia 8 de abril, às 9h, na Paróquia São Gonçalo – Praça São Gonçalo, sem número, Centro de Contagem.

Fonte: Arquidiocese de BH

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 

Rádio américa na rede