Alegria do Evangelho

Toda quinta-feira, o ouvinte é convidado a participar de uma reflexão sobre o evangelho bíblico, conduzido pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís da Silva. A produção vai de encontro com o projeto de evangelização criado pelo Arcebispo Metropolitano da capital mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, “Proclamar a Palavra”.

DOM GEOVANE LUÍS DA SILVA

Nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971. Filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994), Acólito (1995) e foi ordenado Diácono (1996). Inserido na Ordem dos Presbíteros aos 21 de junho de 1997 (Carandaí).

Trabalhou em Ouro Preto (1996-1998) como Colaborador e Vigário Paroquial, na Paróquia Santa Ifigênia. Em Mariana (1998-2003; 2006-2011), atuou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus como Vigário Paroquial, Administrador Paroquial e Pároco.

Obteve o título de Mestre (2003-2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática e propôs a tese: “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal se deu aos 25 de março de 2017 (Barbacena).

No dia 05 de abril de 2017, iniciou seu ministério e foi-lhe confiada a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Belo Horizonte/Centro-Sul, Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima).

Atualmente acompanha o Vicariato Episcopal Para Ação Pastoral, o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário.