A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V em 1571. Segundo a tradição, Nossa Senhora teria aparecido a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem Dominicana, e lhe ensinou a rezar o Rosário. Assim nasceu a prática desta oração como devoção a Maria, por sua participação nos mistérios da vinda do Filho de Deus. Os frades dominicanos disseminar a devoção ao Rosário, que passou a ser a forma de oração mais popular entre as famílias religiosas.
O Rosário é formado por duas orações: o Pai Nosso, ensinado pelo próprio Jesus Cristo, e a Ave Maria, nascida da Anunciação feita pelo Anjo Gabriel a Virgem Maria e das palavras de sua prima Santa Isabel. Enquanto se reza, ele nos leva a meditar sobre os mistérios da vinda do Filho de Deus entre nós, isto é: anunciação, nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
– No mesmo dia celebramos: Santa osita
ORAÇÃO
Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Arquidiocese de BH