Nascido em 1225, na Itália, São Tomás de Aquino ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos 5 anos de idade. Ainda jovem, entrou para a Ordem dos Dominicanos.
Grande intelectual, vivia imerso nos estudos. Jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes. Sua norma de vida era: “oferecer aos outros os frutos da contemplação”. Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou.
São Tomás de Aquino morreu muito jovem, antes dos 49 anos, em 7 de março de 1274. É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.
ORAÇÃO
Deus de amor e bondade, dai-me, pela intercessão de Santo Tomás, inteligência e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão. Fortificai meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos. Amém.
São Tomás de Aquino, rogai por nós.
Fonte: Arquidiocese de BH