30/09/2018 10:13 am | Atualizado em: 01/10/2024 11:27 am
SOBRE O SANTO:
São Jerônimo se imortalizou pelos estudos da santa Bíblia; e quem sabe, também, pelo trabalho que deu a tantas secretárias e secretários!
De fato, São Jerônimo é chamado “Doutor máximo das Escrituras”: passou a parte mais rica de sua vida em Belém, junto ao berço de Jesus, aliás, o único que podia domar o seu temperamento quase selvagem.
O que há de mais saboroso nos escritos de São Jerônimo é o seu estilo epistolar. Correspondeu-se com quase todas as pessoas importantes do seu tempo e encaminhou muitas outras a Deus.
A mais célebre de suas traduções é ainda hoje a chamada “Vulgata”: uma tradução da Bíblia, a partir dos originais, para o latim clássico.
ORAÇÃO:
Tradutor e exegeta da Bíblia, foste um sol que a Escritura ilumina; nossas vozes, Jerônimo, escuta: nós louvamos-te a vida e a doutrina. Estudaste a palavra divina nos lugares da própria Escritura e bebendo nas fontes o Cristo, deste a todos do mel a doçura. Aspirando ao silêncio e à pobreza no presépio encontraste um abrigo”. Pelo grande doutor, instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino e ressoem por todos os tempos as mensagens do livro divino. (Liturgia das Horas)
Ouça a reflexão com o Padre Raphael Eustáquio do Carmo: