16/11/2021 7:19 am | Atualizado em: 16/11/2021 8:39 am
Com música e alegria, o Arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, partilhou refeição com pessoas amparadas pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, no último sábado, 13. O almoço servido para todos é parte da programação pelo 5º Dia Mundial dos Pobres, convocado pelo Papa Francisco e celebrado pela Igreja em todo o mundo. O encontro na Catedral Cristo Rei, começou com a apresentação da “Charanga Pop”, para alegrar os participantes. Um momento de oração presidido por dom Walmor, antecedeu a refeição e foi vivenciado com fraternidade e emoção pelos presentes, que relembraram ao arcebispo detalhes de momentos felizes e de acolhimento que vivenciaram na Catedral Cristo Rei.
Dom Walmor ressaltou a importância dos nossos sentimentos para vencer os desafios e as desigualdades e também abençoou crianças. “Nós precisamos ter no fundo do nosso coração esse amor uns pelos outros. Quando vocês veem aqui nós renovamos no nosso coração a alegria do amor”, reforçou o arcebispo. Ele também lembrou que durante nossa caminhada devemos ser anjos da guarda uns dos outros: “Deus é o nosso grande protetor.” Dom Walmor falou com compaixão dos milhões de desempregados e desempregadas no Brasil, que hoje enfrentam necessidade e a fome. “O grande convite é esse, sentir compaixão para mudar o mundo e construir uma sociedade justa e solidária.” E reforçou o que deve ser nossa busca de todos os dias: “Nosso desafio não é apenas dar algo, mas conviver, compartilhar, estar próximo.” Durante esse momento de partilha, dom Walmor ouviu depoimentos de gratidão de assistidos pela Pastoral de Rua. Hoje milhares de pessoas são amparadas pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Momento de alegria e fé
O Vigário episcopal do Veaspam, padre Júlio Amaral e o padre Alexandre Fernandes, da Paróquia Bom Jesus do Vale, conduziram momento de oração, partilharam reflexões e animaram com canções e atividades lúdicas nossos irmãos amparados pela Pastoral da Rua. A manhã foi marcada pelo sentimento de alegria e fraternidade.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”
Neste sábado, 250 refeições também foram preparadas na Catedral Cristo Rei pela iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, para serem distribuídas às famílias de comunidades pobres que residem nas proximidades da Catedral, no Vetor Norte de Belo Horizonte. As marmitas foram levadas a um centro social no bairro Tupi, responsável pela partilha dos alimentos com as famílias.
Convocação do Dia Mundial do Pobre
Criado pelo Papa Francisco e sempre celebrado no domingo que antecede à Festa de Cristo Rei, a 5ª edição do Dia Mundial do Pobre foi celebrada no último domingo, 14 de novembro. A celebração convida os fiéis à solidariedade, não somente na data instituída pela Igreja, mas durante todo o ano. Neste tempo de pandemia da COVID-19, com seus desdobramentos econômicos, milhares de famílias estão recebendo amparo da Arquidiocese de Belo Horizonte, com diversos serviços. Mas a dificuldade deste tempo também traz impactos para as doações. A Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte responsável por oferecer o primeiro acolhimento a quem precisa de ajuda, identificou uma redução de 40% no volume de doações.
Onde ajudar
Solidariedade em Rede (clique aqui).
Fonte: Arquidiocese de BH