30/09/2020 2:02 pm | Atualizado em: 30/09/2020 2:02 pm
Na quinta-feira, dia 1º de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá início a uma série de seis lives sobre o processo de construção do novo estatuto da entidade. A ideia da renovação do estatuto é que ele reflita o rosto da Igreja no Brasil e favoreça uma atualização de entendimento de estrutura e funcionamento para os dias de hoje contemplando os critérios de sinodalidade e missão e os eixos de formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.
Os encontros virtuais vão acontecer no canal do Youtube da CNBB, às 15h. Os convidados serão sempre os bispos acompanhados de professores e pesquisadores das Universidades Católicas, lideranças e gestores especialistas nos temas e eixos em questão, que vão debater o instrumento de trabalho que já vem sendo preparado pelos bispos.
O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destaca que “no tempo de muitos saberes, sabemos menos que pensamos saber. Por isso, a importância de permanente e qualificada escuta dialogal, abrindo uma singular e rica possibilidade para novos entendimentos como Igreja no Brasil. Trata-se de tarefa complexa e paciente construção. Cada dia um novo passo para sermos à altura a Igreja de Jesus Cristo, neste terceiro milênio, missionária, em saída!”.
A primeira live, no dia 1º de outubro, às 15h, terá como tema: ‘CNBB – Um novo estatuto, sinodalidade e missionariedade’. Para este debate estarão presentes o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros e o bispo de São Carlos e referencial para o Setor Universidades da conferência, dom Paulo Cezar.
A programação e o conteúdo foram propostos pelo Setor de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB, presidido pelo bispo de São Carlos (SP) e referencial para o Setor Universidades da CNBB e para o Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (INAPAZ), dom Paulo Cezar. O assessor do Setor Universidades e Bens Culturais da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da entidade, padre Danilo Pinto dos Santos, colabora na organização dos webinários.
Seis etapas estão previstas no processo de revisão do Estatuto da CNBB. Entre reflexão e formulação, a proposta seguirá os passos de apresentação da proposta estatutária e regimental aos bispos, com nova participação dos blocos regionais, aprimoramento da redação jurídico-canônica e prévia aprovação do Conselho Permanente. A partir daí, o documento segue para avaliação e aprovação durante a 58ª Assembleia Geral da entidade, em 2021. Para entrar em vigor, é necessária a sétima etapa do processo, que é a aprovação pela Santa Sé.
Saiba mais em:
CNBB PREPARA NOVO ESTATUTO COM OBJETIVO DE SER MAIS SINODAL E MISSIONÁRIA
Fonte: CNBB