“A Quaresma é percurso educativo”, sublinha Dom Walmor na abertura da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de BH

Foto: Arquidiocese de BH

“A Quaresma é percurso educativo”, sublinha Dom Walmor na abertura da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de BH

Foto: Arquidiocese de BH
Radio America | Rádio América

03/03/2022 9:30 am | Atualizado em: 03/03/2022 9:30 am

A Catedral Cristo Rei recebeu autoridades políticas, líderes do campo da educação e peregrinos para celebrar a abertura da Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022) na Arquidiocese de Belo Horizonte, que neste ano tem como tema Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Na celebração da Missa que marcou o início da CF-2022 na Arquidiocese, os peregrinos receberam as cinzas sobre a cabeça, em sinal de humildade e abertura de coração para seguir Jesus, revivendo uma tradição iniciada nos primeiros séculos da era cristã. “Lembra-te de que és pó, e ao pó voltarás”, é o que os fiéis escutam a cada ano, na Quarta-feira de Cinzas, quando recebem o sinal da cruz sobre a cabeça, iniciando o caminho da Quaresma. Um itinerário educativo, conforme explica dom Walmor, recordando a CF-2022. “A Campanha da Fraternidade é uma experiência rica chamando-nos a olhar para a realidade que nos cerca. Neste ano, o tema é Fraternidade e Educação, para que possamos, sempre mais, falar com sabedoria e ensinar com amor.”

Antes da homilia, Dom Walmor pediu um minuto de silêncio, em comunhão com o Papa Francisco, que convocou os cristãos a viverem, nesta Quarta-feira de Cinzas, um dia de oração e jejum pela paz, solidário às vítimas da guerra na Ucrânia. O investimento na educação é essencial para darmos passos novos na sociedade. Precisamos nos reeducar para a paz, para a justiça e para o amor”, orienta o Arcebispo.

Na Missa de abertura da CF-2022 também participaram o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom Júlio César, o vigário episcopal para Educação, padre Márcio Ribeiro, o vigário episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, padre Júlio Amaral, o vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), padre Antônio Moacir, presbíteros, diáconos permanentes e seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Neste ano, conforme explica o texto-base da Campanha da Fraternidade 2022, busca-se refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Assim, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade). Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade 2022 busca contribuir com a efetivação do Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada, capaz de mudar hábitos e, consequentemente, os modos como o ser humano se relaciona com o seu semelhante e com a casa comum.

As Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte terão programação especial para a abertura da Campanha da Fraternidade. Confira: clique aqui

Fonte: Arquidiocese de BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code