08/02/2021 1:18 pm | Atualizado em: 11/02/2021 11:12 am
Centenário da Arquidiocese de BH será marcado por espiritualidade, celebrações, eventos comemorativos e ações solidárias
A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra 100 anos de história no dia 11 de fevereiro, neste ano de 2021, com a abertura do Ano Jubilar Centenário, e programação especial vivida nas paróquias, celebradas nas instituições arquidiocesanas e em muitas instituições da sociedade. Na abertura do Ano Jubilar, celebrações especiais serão vividas na Catedral Cristo Rei, em construção na Av. Cristiano Machado, Vetor Norte da Capital.
A transferência da igreja-catedral
No dia 11 de fevereiro, se proclamará, solenemente, o DECRETO de transferência da Catedral Provisória, desde 1923, quando assim definiu Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro arcebispo metropolitano, até aqui, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, que seguirá com sua importante missão de Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Adoração Perpétua, conforme o sentido de sua criação, em 1937, confiado aos Padres Sacramentinos de São Pedro Julião Eymard, congregando adoradores e adoradoras. Uma procissão motorizada partirá da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, às 16h30, para levar o DECRETO CANÔNICO que transfere o título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei. Às 18h, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a cerimônia de transferência da igreja-catedral.
No projeto original, a Catedral Cristo Rei ficaria nas proximidades onde hoje é a Praça Milton Campos e seria uma réplica da Basílica de São Pedro. Mas desafios e dificuldades da época adiaram o sonho. A partir de um novo projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer, e com a proposta de ser espaço para fortalecer ainda mais os serviços que a Igreja dedica às comunidades, especialmente aos mais pobres, centro de espiritualidade e evangelização missionária, a partir da comunicação e da cultura, a Catedral Cristo Rei começou a ser edificada em 2013. Com o avanço das obras, a Catedral já contribui com a realização de ações solidárias e acolhe fiéis para celebrações especiais, momentos formativos e realização de eventos missionários.
“Dai-lhes vós mesmos de comer”
Fiel à sua missão de ser lugar de amparo aos que precisam de ajuda, a Catedral Cristo Rei torna-se sede do Programa “Dai-lhe vós mesmos de comer”, da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida – vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte. O Programa “Dai-lhe vós mesmos de comer” prepara e oferece refeições a famílias que enfrentam a fome. Um importante serviço que começa a ser realizado a partir do dia 12 de fevereiro. A cada sexta-feira, refeições serão preparadas no Convivium Cristo Rei, um dos ambientes da Catedral Cristo Rei, e destinadas aos que sofrem com a extrema pobreza.
A Catedral Cristo Rei está sendo edificada para servir as muitas comunidades, principalmente as pessoas que mais sofrem, inspirando ações de solidariedade, envolvendo a rede de comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte. Assim, o Programa “Dai-lhes vós mesmos de comer” faz parte da identidade da Catedral Cristo Rei.
No dia 12 de fevereiro, às 11h, algumas famílias, representando tantas outras contempladas pela ação solidária “Dai-lhes vós mesmos de comer”, vão partilhar um almoço na Catedral Cristo Rei. As famílias serão acolhidas pelo arcebispo dom Walmor. Desde o início de sua edificação, a Catedral Cristo Rei acolhe os mais pobres em ações solidárias. No Natal do ano passado, por exemplo, foi servido almoço para pessoas que vivem nas ruas.
Ordenação de bispos auxiliares, de diáconos permanentes e plantio de jequitibás
Na manhã do dia 11 de fevereiro, às 9h, o arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares plantarão mudas de jequitibá – árvore que simboliza jubileu centenário – na Catedral Cristo Rei. Os jequitibás integrarão o conjunto paisagístico da Catedral Cristo Rei. O plantio também simboliza o compromisso da Arquidiocese de Belo Horizonte com a defesa e promoção da vida, em todas as suas etapas, e do meio ambiente.
No dia 11 de cada mês, mudas de jequitibá, serão plantadas em comunidades de fé e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao todo, 100 árvores serão plantadas. Às 10h, o arcebispo preside a Missa na qual o monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira será ordenado bispo. Sacerdote da Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Nivaldo foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. No mesmo dia, também foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte o monsenhor Júlio César Moreira, atualmente padre da Arquidiocese de Brasília. Monsenhor Júlio César será ordenado bispo na Capital Federal, dia 13 de fevereiro, durante Missa celebrada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 10h.
No dia 11, às 19h30, na Catedral Cristo Rei, dom Walmor preside Missa em que sete fiéis, após passarem por denso processo formativo, com estudos em teologia e filosofia, serão ordenados diáconos permanentes. Os diáconos permanentes são homens casados, com reconhecidas contribuições em suas comunidades de fé, que consagram suas vidas a serviço da Igreja, do anúncio do Evangelho e do cuidado com os mais pobres.
Protocolos neste tempo de pandemia
Para participar presencialmente das celebrações, é preciso realizar agendamento pelo número (31) 98979-0167 (WhatsApp). É indispensável o uso de máscaras. As celebrações terão transmissão da TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750), Rádio Cultura (AM 830) e redes sociais.
Acolhida aos peregrinos na Catedral
Cristo Rei: Rua Campo Verde, 150, bairro Juliana.
PROGRAMAÇÃO
9 de fevereiro
9h – Instalação da Cúria da Região Episcopal Nossa
Senhora da Conceição, na Catedral Cristo Rei, seguida
da reunião ordinária de seu Conselho Episcopal
Regional.
10 de fevereiro
9h – Reunião do Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte na Catedral Cristo Rei
11 de fevereiro
9h – Mudas de jequitibá – árvore que simboliza jubileu centenário – serão plantadas pelo arcebispo dom Walmor e bispos auxiliares na Catedral Cristo Rei. Todo dia 11 de cada mês, mudas serão plantadas em diferentes comunidades de fé e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte.
10h – Missa na Catedral Cristo Rei com rito de ordenação episcopal do monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco em dezembro do ano passado. Será a primeira ordenação de um bispo na Catedral Cristo Rei.
16h30 – Procissão motorizada, partindo do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Adoração Perpétua, com o decreto que transfere o título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei.
18h – Cerimônia de transferência do título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei, presidida por dom Walmor, na Catedral Cristo Rei, com momento de Adoração Eucarística e Canto do Te Deum.
19h30 – O Arcebispo preside Missa com a ordenação de sete diáconos permanentes.
12 de fevereiro
11h – Dom Walmor acolhe famílias de vilas e favelas, que representam os mais pobres amparados pela Arquidiocese, para a partilha de um almoço na Catedral Cristo Rei. O almoço marca o início da ação solidária “Dai-lhes vós mesmos de comer”. A partir da iniciativa, a cada sexta-feira, refeições serão preparadas na Catedral Cristo Rei e destinadas a famílias que sofrem com a fome.
13 de fevereiro
10h – Missa com a ordenação episcopal do monsenhor Júlio César Moreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. A celebração será em Brasília (DF), na Catedral Nossa Senhora Aparecida, da Arquidiocese de Brasília.
15h – Momento de oração Tarde com Cristo Rei, na Catedral Cristo Rei.
17h – Missa na Catedral Cristo Rei
14 de fevereiro
Missas na Catedral Cristo Rei, às 10h30 e às 17h.
Fonte: Arquidiocese de BH