01/04/2021 6:55 pm | Atualizado em: 01/04/2021 6:55 pm
Um pequeno grupo de sacerdotes, diáconos e evangelizadores leigos tiveram a missão de representar a grande comunidade arquidiocesana na Missa da Unidade, pela primeira vez celebrada na Catedral Cristo Rei. Presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, a Missa foi transmitida pela TV Horizonte e Rádio América, emissoras da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, com retransmissão pelas redes sociais.
Durante a homilia, dom Walmor sublinhou que a fé deve ser celebrada na contemplação e na profunda escuta de Deus. Explicou que cada pessoa tem o desafio de compreender: “Somos povo sacerdotal, com a missão de reconstruir o que está sendo destruído pela pandemia”.
O Arcebispo recordou dos enlutados, das milhares de mortes, dos que enfrentam a fome e a miséria, para orientar os fiéis a ser presença que devolve esperança “aos corações desesperançados.”
Refletindo sobre o mundo contemporâneo, dom Walmor disse que “a humanidade oscila entre extremos” . “Precisamos ajudá-la a reconhecer a única fonte da unidade – banhar-se no amor de Deus. Isto se faz na experiência bonita de ser povo sacerdotal, todos se abrindo ao Espírito Santo de Deus.”
Durante a Missa, os sacerdotes renovaram seus votos de vida consagrada à Igreja. Os óleos dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, a serem partilhados entre as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, foram abençoados. Antes da bênção final, o pequeno grupo de evangelizadores presentes, e cada fiel que acompanhou a Missa da própria casa, sua igreja doméstica, rezaram a consagração a Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.
A seguir, o vídeo com a homilia de dom Walmor:
Fonte: Arquidiocese de BH