03/04/2021 8:35 pm | Atualizado em: 03/04/2021 8:55 pm
O Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Ação Litúrgica, nesta Sexta-feira Santa, dia 2 de abril de 2021, na Catedral Cristo Rei. Em um gesto de entrega, o Arcebispo e os sacerdotes se prostraram diante do altar vazio, símbolo do Cristo despido de suas vestes, unindo o sacerdócio de cada um deles ao sacerdócio do Senhor.
Na Sexta-feira Santa, a Igreja relembra as dores e sofrimentos de Jesus. É o único dia em que não há a celebração da Eucaristia, mas a Ação Litúrgica. A cerimônia tem três momentos muito especiais: leituras e orações, Adoração de Jesus Cristo na Cruz e a comunhão – consagrada na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.
Dom Walmor disse que o Calvário não é apenas um lugar e fez uma analogia com a atual situação da humanidade: ” O calvário é o nosso mundo flagelado, de modo particular, nos últimos tempos, pela pandemia da Covid-19. Por isso, precisamos proclamar do alto de nossos corações a súplica a Deus, para que, ouvidos por Ele, possamos receber a força da misericórdia, da superação da pandemia, do cuidado dos enfermos, da consolação para os aflitos e enlutados e, sobretudo, para que possamos viver um tempo novo de solidariedade”.
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança
O bispo auxiliar dom Joaquim Mol presidiu Ação Litúrgica no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas, com transmissão pelas redes sociais
Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade
O bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva presidiu Ação Litúrgica na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará.
Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário
Dom Vicente Ferreira presidiu Ação Litúrgica, na tarde desta Sexta-feira Santa, na Paróquia São Gonçalo, em Belo Vale.
Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida
Dom Nivaldo dos Santos Ferreira presidiu Ação Litúrgica da Paixão do Senhor no Santuário São Paulo da Cruz, no Barreiro.
Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição
Dom Júlio César Gomes Moreira presidiu a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus na Paróquia Santo Inácio Loyola e São Judas Tadeu – Bairro Maria Helena.
Fonte: Arquidiocese de BH