13/08/2021 4:07 pm | Atualizado em: 13/08/2021 4:07 pm
Católicos de todo o mundo celebram a Assunção de Nossa Senhora no dia 15 de agosto. Em Minas Gerais, o Santuário Basílica da Padroeira do Estado, no alto da Serra da Piedade, volta a receber a peregrinação da juventude, tradicionalmente realizada neste feriado religioso. No ano passado, em razão da pandemia, os jovens não puderam se reunir no Santuário e foram convidados a acompanhar a programação de suas casas. Para este ano, a 26ª peregrinação da juventude seguirá protocolos de prevenção à COVID-19. São esperados 500 jovens para a Missa campal – no passado, eram 10 mil – representando as suas comunidades. Eles se inscreveram previamente para participar. A Missa, às 8h da manhã, celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marcará ainda a inauguração da Estação da Piedade.
A Estação, no percurso que leva ao ponto mais alto da Serra, foi edificada para acolher peregrinos que, agora, deverão completar o trajeto até o ponto mais alto da Serra pelo sistema de transporte do Santuário, ou a pé – são aproximadamente 2,5 quilômetros. A medida busca reduzir o trânsito de veículos nas proximidades do complexo arquitetônico – estudos realizados por engenheiros e arquitetos identificaram que o fluxo contínuo de carros promove micro trepidações que ameaçam o equilíbrio geológico e ambiental da Serra. Já estacionada na Estação da Piedade, a Locomotiva da Piedade, em breve, será novo atrativo para visitantes. Veículo especialmente planejado para o Santuário, semelhante a um trem Maria Fumaça, a Locomotiva é capaz de levar 100 peregrinos em cada viagem. Um serviço de vans também estará à disposição dos fiéis e turistas.
Programação – 15 de agosto, na Serra da Piedade
8h – Missa campal na Estação da Piedade (dom Walmor concede entrevista às 7h30)
9h – Bênção da Estação da Piedade, seguida de procissão até o ponto mais alto da Serra.
Programação no período da tarde – Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Muitos títulos de Maria são celebrados no dia 15 de agosto, dentre eles Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrada Padroeira de Belo Horizonte desde 1932, a partir de oficialização do Papa Pio XII. A antiga Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída no local considerado marco zero do Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. O atual templo, Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, foi construído no local onde ficava a antiga Matriz. Lá está a imagem tricentenária da Padroeira. Para este domingo, serão celebradas Missas às 7h, 8h30, 11h, 15h e 18h, presidida pelo bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva, seguida de bênção dos motoristas, com orações a Nossa Senhora da Boa Viagem. A programação será concluída às 20h, com Missa.
Na parte da tarde, o Santuário retoma tradição do antigo Arraial Curral Del Rey, servindo feijão tropeiro em sistema drive thru, das 11h às 12h. Uma live, transmitida pelas redes sociais, partilhará a receita e a história da refeição, prato típico dos viajantes que se hospedavam no antigo Arraial Curral Del Rey.
Assunção de Nossa Senhora
A fé na Assunção de Nossa Senhora aos céus, de corpo e alma, foi transmitida de geração a geração, desde os primeiros cristãos. Um dogma oficialmente reconhecido pela Igreja em 1950, pelo Papa Pio XII, com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora celebrada, a cada ano, no dia 15 de agosto.
Fonte: Arquidiocese de BH