Caminho Religioso da Estrada Real: evento marca o início das peregrinações

Imagem: Arquidiocese de BH

Imagem: Arquidiocese de BH

Imagem: Arquidiocese de BH

No Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, uma Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na manhã de domingo, 3 de setembro, marcou o início da solenidade de oficialização do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida -, e o encerramento do II Salão Nacional do Turismo Religioso. A celebração, que foi transmitida pela TV Horizonte e Rádio América, para todo o Brasil, contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel, dos prefeitos dos municípios de Caeté, Sabará e Santa Bárbara, entre de outras autoridades.

Durante a homilia, dom Walmor disse que a Serra da Piedade abriga singularidades, como o Santuário da Padroeira de Minas e um complexo paisagístico e ambiental que agrega biomas importantes- a Mata Atlântica, Cerrado e os Campos Rupestres. Guarda também o tesouro: “Há 250 anos este lugar começou a receber os primeiros peregrinos, gente simples e de muita fé. Celebrar o Caminho Religioso e iniciar a Romaria 550 aqui no Santuário da Padroeira de Minas Gerais é resgatar 250 anos de história”.

Após a celebração, a solenidade de lançamento oficial do Crer, seguida da bênção e distribuição dos cajados que serão utilizados pelos caminhantes. Grupos culturais acompanharam os peregrinos em um cortejo, descendo a Serra da Piedade, começando, oficialmente, o trajeto de 37 dias chamado de Romaria
550. A Romaria 550 integra a programação especial que celebra os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Dom Walmor ressaltou que o Crer é um importante passo no contexto das celebrações de 250 anos peregrinando ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, pois relembra os primeiros peregrinos que começaram a escrever com riqueza a história de fé desse Santuário. “O começo desses caminhantes que hoje enviamos, celebra também um trabalho bonito e importante em parceria com o Governo do Estado, a Igreja, as dioceses e outros segmentos para este caminho religioso entre o Santuário da Padroeira de Minas e o da Padroeira do Brasil, destacando Minas Gerais em sua grande importância religiosa e cultural à semelhança do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Portanto, estamos muito felizes“.

Para o ciclista Jean Felipe Lamas, do Centro de Apoio ao Ciclista do Brasil, é grande a expectativa de em breve fazer o caminho entre o Santuário da Padroeira de Minas e a Padroeira do Brasil. “Estamos focados nessa experiência única e muito especial de participar desta que é a maior rota religiosa do Brasil”.

O caminhante Claudio Leão destacou que esta é uma grande rota turística que traz a oportunidade de caminhar e viver uma experiência de fé, além de mobilizar as comunidades em tornos desse caminho. “O Crer é uma oportunidade para as pessoas fazerem a viverem esta espiritualidade, mas também uma oportunidade de gerar o desenvolvimento social e econômico paras pessoas que moram ao longo do percurso.

Imagem: Arquidiocese de BH

Imagem: Arquidiocese de BH

Romaria 550

Os fiéis irão percorrer mais de 800 km, passando por 38 municípios do Crer, chegando ao Santuário Nacional de Aparecida no dia 9 de outubro. Além do grupo de caminhantes que partiram do Santuário Nossa Senhora da Piedade no domingo, 3 de setembro, nos finais de semana seguintes também partirão grupos de cavaleiros, ciclistas e de pessoas que irão viajar em jipes 4×4. Todos estes grupos chegarão ao Santuário de Aparecida (SP), no mesmo dia.

O coordenador das pastorais da Cultura e do Turismo da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Josimar Azevedo, explicou que essa será a primeira grande peregrinação pelo Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Arquidiocese de BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code