18/01/2022 6:07 am | Atualizado em: 20/01/2022 6:13 am
Comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebram o dia de São Sebastião – 20 de janeiro. Missas, Novenas e procissões em homenagem ao Santo fazem parte da programação especial das paróquias.
São Sebastião
Alguns historiadores afirmam que São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, sul da França, mas, segundo Santo Ambrósio, ele teria nascido em Milão, Itália. Seguiu carreira militar com o objetivo de ajudar os irmãos de fé, os perseguidos e os presos. Em Roma, capital do império romano, foi admitido na guarda, sendo responsável pela segurança do imperador.
No ano de 284, assumiu o comando do império, em um período que as fronteiras estavam sendo ameaçadas pelos povos da Europa central e oriental. O imperador Diocleciano dizia que no seu império não havia espaço para os cristãos. Nesse ambiente hostil, São Sebastião continuou firme em sua fé, confortando os prisioneiros, amparando os pobres e pregando o Evangelho.
Denunciado e julgado diante do tribunal do govenador de Roma, Sebastião denunciou as injustiças praticadas por Diocleciano. O imperador tentou fazê-lo renegar o cristianismo e venerar os ídolos romanos. Ele recusou e reforçou que só adoraria o único Deus, dos cristãos.
Ele foi condenado a morrer por meio de flechadas, amarrado em uma árvore. Quando os cristãos o recolheram, achando que estivesse falecido, viram que ainda respirava. Passados alguns meses, recuperou-se.
Em 20 de janeiro de 287, São Sebastião apresentou-se diante do imperador e o responsabilizou pela crueldade com que tratava os cristãos. O imperador imediatamente ordenou que fosse açoitado até a morte.
A devoção ao Santo teve início no século IV e atingiu o auge entre os séculos XIV e XV na Igreja Católica.
Programação completa: (clique aqui e confira)
Fonte: Arquidiocese de BH