30/06/2022 4:36 pm | Atualizado em: 30/06/2022 4:36 pm
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aderiu à Campanha “Vacina Mais”, lançada nessa quarta-feira, 29 de junho. A iniciativa tem o intuito de estimular os brasileiros a realizar a vacinação, uma vez que os índices de cobertura vacinal no país têm caído nos últimos anos.
Durante o lançamento da campanha, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross, ressaltou que a vacinação mantém a população saudável e ajuda a eliminar enfermidades, como já foi possível perceber em países do continente americano em relação a doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017).
A vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes, efetivas e que salvam vidas. Incentivar e unir esforços para conscientizar a população sobre a importância de aumentar a cobertura vacinal, pode prevenir mais de 30 doenças potencialmente mortais e proteger gerações inteiras de famílias e comunidades ao longo da vida.
Segundo os organizadores da iniciativa, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a alta taxa de cobertura vacinal, que sempre foi uma característica reconhecida no Brasil, contribui para o controle e eliminação de várias doenças, mas infelizmente vem caindo nos últimos anos e deixando milhões de pessoas em risco.
Fonte: Arquidiocese de BH