03/02/2021 12:22 pm | Atualizado em: 03/02/2021 12:22 pm
O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presidiu Celebração Eucarística no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, dia dedicado à apresentação do Menino Jesus no templo – data especial, em que a CNBB convida todos a se unirem em oração pelas vítimas da Covid-19, particularmente pelas as pessoas que vivem no Norte do Brasil, região que enfrenta colapso no sistema de saúde.
Nesta terça-feira, em que a Igreja também celebra o 25º Dia da Vida Consagrada, o Arcebispo recordou a aliança dos consagrados com Deus e o compromisso do cuidado com os que sofrem nesses tempos de pandemia.
O presidente da CNBB enfatizou o dever de todos, cidadãos e políticos de cuidarem especialmente dos mais pobres, os que mais sofrem com o agravamento da desigualdade social no Brasil, em razão das consequências sociais e econômicas da Covid-19.
No final da Missa, do coração de Minas Gerais, dos pés da Padroeira de Todos os Mineiros, Nossa Senhora da Piedade, dom Walmor renovou para todo o Brasil, a consagração a Nossa Senhora. Isso, segundo o Arcebispo, significa reafirmar o compromisso de contar com a proteção materna da Mãe do Salvador e, sobretudo, de imitá-la no seguimento de Jesus. “Assim seja, para toda vida religiosa, para toda a vida consagrada no mundo, no Brasil e entre nós, afim de que a força da vida consagrada continue sendo um grande impulso missionário para a vida da Igreja”.
Dom Walmor dedicou a consagração aos caminhos da nossa sociedade. “Desafiados a um novo tempo , com novo estilo de vida, para que haja claridade suficiente nos corações e nas mentes, principalmente dos governantes, de todos os construtores da sociedade, afim de possamos superar as dificuldades complexas e exigentes da pandemia da Covida-19. Sobretudo, cuidarmos da acentuação grave e pesada da desigualdade social. Muita gente passando fome, muita gente sem trabalho. Muitas famílias com suas crianças na carência alimentar. Essa consagração renove em nós esse grande compromisso para que possamos, como igreja e cidadãos e cidadãs, ajudar a construir um tempo novo.
A Missa, celebrada na Menor Basílica do Mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, foi transmitida pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750), e diferentes emissoras de inspiração católica e redes sociais.
A CNBB pediu que cada pessoa acendesse uma vela no próprio lar, simbolizando comunhão com a CNBB. À noite, durante a oração do Terço, pediu-se que a vela, protegida contra o vento, fosse colocada em um lugar visível, em uma janela, por exemplo. Os fiéis foram convidados também a publicar a hashtag #LuzDaEsperança nas rede sociais.
Fonte: Arquidiocese de BH