No final da tarde dessa terça-feira (07), o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu momento de oração e bênção do presépio no jardim do Palácio Cristo Rei. O conjunto de imagens, que retratam o nascimento do Menino Jesus, foi confeccionado pelo Grupo Giramundo e integra o acervo do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A ornamentação do presépio foi preparada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e integra a decoração de Natal do Circuito Praça da Liberdade. Com as imagens, foram inseridas flores e uma ambientação preparada com papel marche, fortemente presente nas obras do Grupo Giramundo, e cerâmica, referência ao artesanato do norte mineiro.
Durante o momento de oração, Dom Walmor lembrou que o presépio cria a oportunidade para que pais e avós expliquem às crianças o significado de cada imagem, recuperando o verdadeiro sentido do Natal. O arcebispo ainda explicou que São Francisco de Assis, ao idealizar o presépio, quis mostrar “a dimensão humana de Deus, que tudo pode, mas vem ao nosso encontro, assume nossa condição humana e caminha conosco. Nunca podemos pensar que Deus está distante ou é frio. Ele é sempre presente e nossa humanidade se qualifica com as indicações bonitas que o Evangelho de Jesus nos indica”.
O secretário de Estado da Cultura, Ângelo Osvaldo, que participou do momento de oração, recordou que a religiosidade está presente na vida do povo mineiro. Demonstrando otimismo, ele disse que o próximo ano será melhor para todos e destacou um dos grandes eventos de 2017, a celebração dos 250 anos de peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade.
O presépio do Palácio Cristo Rei, localizado no bairro Funcionários, está aberto às visitações, das 18h às 23h.
Fonte: Arquidiocese de BH