Dom Walmor faz importantes partilhas na abertura da Assembleia do Conser Leste 2 da CNBB

Foto: Arquidiocese de BH

Dom Walmor faz importantes partilhas na abertura da Assembleia do Conser Leste 2 da CNBB

Foto: Arquidiocese de BH
Radio America | Rádio América

09/06/2021 11:36 am | Atualizado em: 09/06/2021 11:49 am

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez importantes partilhas na manhã da última terça-feira, dia 8 de junho, na abertura da a Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Regional da CNBB (Conser Leste 2). Dom Geovane Luís da Silva, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e secretário do Regional, celebrou um especial momento litúrgico. Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2, iniciou os trabalhos dando as boas vindas aos presentes e saudando os que estavam participando pela primeira vez.

Realizado na modalidade virtual, o encontro reúne os arcebispos, bispos e coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB. Com início na manhã desta terça-feira, 8 de junho, o encontro tem por objetivo refletir, planejar e avaliar as próximas ações das Igrejas Particulares de Minas Gerais e do Espírito Santo. A programação segue até o final da tarde de quarta-feira, dia 9.

No primeiro dia de evento, o grupo se dedica a reflexões a partir do versículo “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho!” (At 20,28), visando o cuidado dos Bispos, padres, seminaristas e lideranças em situações de vulnerabilidade. O tema foi tratado pelo conferencista, Pe. Jésus Benedito dos Santos, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). “Nosso compromisso é seguir enfrentando a pandemia, unindo forças com apoio mútuo, solidariedade e resiliência. Deus nos fortalece no cuidado de nós mesmos e uns dos outros”, afirmou durante sua fala.

Na quarta-feira, dia 9, o Conser se aprofunda na Palavra de Deus – círculos bíblicos, leitura orante e a liturgia da Palavra – como experiência de encontro e comunhão com Jesus, sacramentalidade, a presença real e a performatividade da Palavra, sobretudo durante a pandemia. O Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol, é quem deve apresentar as questões relacionadas ao assunto  aos participantes, com a temática ligada ao Ministério do Catequista, instituído recentemente pelo Papa Francisco, e também abordar os 50 anos do Mês da Bíblia.

Entre outros assuntos tratados nesta assembleia, estão a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; Criação e instalação do Regional Leste 3 (Espírito Santo); Sínodo dos Bispos; 6ª Semana Social Brasileira; Pacto pela Vida e pelo Brasil; Campanha É Tempo de Cuidar; Cáritas Regional; Coleta da Solidariedade; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); Retomada de visitas da Pastoral Carcerária aos presídios, etc.

Fonte: Arquidiocese de BH, com informações do Regional Leste 2 da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code