Na última quinta-feira (01), a Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota expondo o seu posicionamento sobre a decisão do STF de descriminalizar o aborto até o terceiro mês de gestação. Eles afirmam que a Igreja defende a “integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”.
Os bispos também convocam a população “a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção”. Confira abaixo a nota da CNBB na íntegra.
Decisão do STF
De acordo com deliberação do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (29), a prática do aborto nos três primeiros meses de gestação não será considerada crime. O parecer foi feito sob um caso específico e pode gerar precedentes para que juízes utilizem sentenças similares em outros processos.
A decisão não foi tomada pelo plenário do STF como um todo, e sim por cinco dos onze ministros. Apesar de tudo, a prática do aborto continua sendo considerada crime no Brasil.