24/01/2022 8:38 am | Atualizado em: 24/01/2022 8:38 am
O Colégio Pio Brasileiro, um pedacinho do Brasil em Roma, recebeu por alguns dias o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Estiveram juntos também no Colégio os vice-presidentes da CNBB Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, e Dom Mário Antônio, bispo de Roraima. Durante toda a estadia houve momentos celebrativos de partilha e convivência fraterna. Dom Walmor, Dom Jaime e Dom Mário incentivaram a caminhada vocacional de cada padre que encontra-se em Roma para estudar.
Formação permanente em Roma
O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB) é o espaço e o ambiente onde vive uma Comunidade presbiteral destinada à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países, podendo também acolher presbíteros religiosos que vêm a Roma para realizar estudos de pós-graduação: extensivo, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
O Papa São João Paulo II, quando visitou o Colégio em 17 de janeiro de 1982, assim se expressou: “O Colégio Pio Brasileiro é um pedacinho do Brasil em Roma”. O Santo Padre tinha razão, o PCPB é uma referência para todos os brasileiros que residem em Roma ou aqui vêm em peregrinação ou a serviço.
Fonte: Arquidiocese de BH