09/02/2023 4:13 pm | Atualizado em: 09/02/2023 4:13 pm
Fiéis e comunidades de fé celebram o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira dos Enfermos, em 11 de fevereiro. Programações especiais marcam a data nas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde o dia 2 de fevereiro, os devotos de Nossa Senhora de Lourdes acompanham as festividades que contam com Novenas, Louvores, Celebrações Especiais, unção dos enfermos e Procissões em homenagem à Santíssima.
Nossa Senhora de Lourdes
A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 1858, à jovem Bernadette Soubirous, uma pequena camponesa, de 14 anos.
Em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous recolhia lenha às margens do rio Gave, quando viu em um rochedo, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali fosse construída uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então.
As curas obtidas por meio do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação dos Cristãos Católicos.
Clique aqui e confira a programação completa!
Fonte: Arquidiocese de BH