29/12/2020 8:49 am | Atualizado em: 29/12/2020 8:49 am
O 42º e último dia de oração do Terço da Esperança e da Solidariedade unirá todo o país no dia 30 de dezembro, às 15h30, a partir da transmissão das emissoras de inspiração católica. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, os fiéis acompanham o Terço pela TV Horizonte e pela Rádio América.
Em 2020, diante da pandemia da Covid-19, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações no período, uniu-se ao Brasil e convocou todos para esse momento de oração, realizado sempre às quartas-feiras. A iniciativa, buscou elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” – sublinha a nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” publicada pela presidência da CNBB.
À luz da Palavra de Deus e inspirada pelo sentido da vida como Dom e Compromisso – tema da Campanha da Fraternidade de 2020 – a intenção de oração do terço é dedicada também aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução, além das vítimas da Covid-19 e seus familiares.
Desde o início da pandemia, a Igreja buscou orientar e contribuir para prevenção da doença. “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso” – afirmam os bispos na nota da CNBB, “Tempos de Esperança e Solidariedade”.
A oração do Terço da Esperança e da Solidariedade iniciou-se no dia 18 de março, sempre às quartas-feiras, às 15h30. As emissoras, que durante este período de exibição, se uniram nessas atividades foram: TV Evangelizar – Curitiba (PR), TV Aparecida – Aparecida (SP), TV Nazaré – Belém (PA), TV Imaculada – Campo Grande (MS), TV Pai Eterno – Trindade (GO), TV Horizonte – Belo Horizonte (MG), TV Rede Século 21 – Valinhos (SP), TV Canção Nova – Cachoeira Paulista (SP), TV Rede Vida – São Paulo (SP) e Web Bom Jesus – Bom Jesus da Lapa (BA), unidas e exibindo a programação também em seus canais repetidores, afiliados, parceiros, canais a cabo e parabólica.
Além das emissoras de TV, o programa foi exibido pelas redes de rádios: RCR – Rede Católica de rádios, Rede Aparecida de rádios, Rede Milícia da Imaculada, Rede Evangelizar de rádios e pelos canais on-line de todas as emissoras, e pela própria CNBB que exibiu todos os episódios através do seu canal de YouTube oficial.
Fonte: Arquidiocese de BH