10/01/2022 9:17 am | Atualizado em: 10/01/2022 9:17 am
As fortes chuvas vêm causando estragos em Minas Gerais nos últimos dias. Várias cidades mineiras se encontram em estado de emergência com alagamentos, deslizamentos e mortes. Confira um resumo das principais ocorrências do último final de semana:
Nova Lima
No sábado (8), em decorrência das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, da Mina Pau Branco pertencente a empresa Vallourec, ocasionando no transbordamento do Dique, que fica próximo à BR-040.
O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. O maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.
Capitólio
Um desprendimento de uma placa rochosa atingiu 04 embarcações (lanchas) em uma área turística no município de Capitólio, no sudoeste do estado. Aproximadamente 34 pessoas foram atingidas, destas 10 vieram a óbito.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte uma mulher de 42 anos morreu soterrada em decorrência do desabamento de sua residência, na manhã deste domingo (9).
A ocorrência se deu no bairro Vila São João Batista. A vítima foi retirada dos escombros pelo Corpo de Bombeiros e o óbito confirmado por uma unidade de suporte avançado do SAMU.
Dores de Guanhães
Também no domingo, por volta das 19h, no centro da cidade de Dores de Guanhães, houve o escorregamento de um talude sobre um conjunto de residências devido ás fortes chuvas que caem na região. No local, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais socorreram 4 pessoas que foram conduzidas para o hospital do município e 1 óbito foi confirmado. Há relatos de mais pessoas soterradas, mas até o momento não foram localizadas.
A Defesa Civil Municipal acompanha a ocorrência prestando os apoios necessários.
Fonte: Defesa Civil