27/10/2022 9:14 am | Atualizado em: 27/10/2022 9:14 am
“Com Deus tem jeito” é o nome do grande mutirão que será realizado na Catedral Cristo Rei, dia 5 de novembro, a partir das 6h, para acolher 350 pessoas que vivem nas ruas da Capital Mineira. Mais de 300 missionários e evangelizadores estarão unidos para ajudar aqueles que desejam deixar as ruas da cidade e reconstruir as suas vidas. A programação, que será vivenciada até as 17h, contempla momentos de autocuidado, partilha de alimentos, palestras e orações. O objetivo é resgatar a autoestima de uma população que sofre com a exclusão e o abandono.
Quem são os pobres acolhidos
As pessoas que serão amparadas na Catedral Cristo Rei já contam, cotidianamente, com o apoio da Igreja Católica, por meio das pastorais sociais e do trabalho de missionários, presentes no dia a dia daqueles que vivem pelas ruas de Belo Horizonte. A partir da iniciativa “Com Deus tem jeito”, organizada pela comunidade católica Obra Lumen, uma rede de instituições foi mobilizada, possibilitando a cada pessoa que deseja reconstruir a vida encontrar uma casa de acolhimento. Assim, os missionários participantes do encontro farão o cadastro e o encaminhamento de todos os que buscam ajuda, com a garantia de que serão amparados. Aqueles que sofrem com a dependência química, serão direcionados para instituições especializadas na promoção da sobriedade.
Orações e palestras que mostram o valor do ser humano
Durante todo o dia, palestras com pessoas que reconstruíram a vida, após deixarem as ruas e a dependência química, com testemunhos de fé e momentos de oração, buscarão inspirar e motivar quem enfrenta o sofrimento e a exclusão, para que não desistam de seus sonhos. Além disso, serão partilhadas refeições e todos terão a oportunidade do autocuidado, com foco na higiene pessoal e na limpeza das roupas.
A seguir, a programação completa:
Catedral Cristo Rei – Rua Campo Verde, 165, bairro Juliana, Vetor Norte de Belo Horizonte
6h – Café da Manhã
7h – Acolhida
7h15 – Testemunho de fé
7h45 – Oração inicial e bênção – Padre Gilson
8h – Testemunho de fé – Cosme
9h10 – Adoração – Padre Alessandro
10h – Catequese com Edwin Costa – explicação sobre a experiência com Jesus Abandonado no irmão
10h30 – Lava-pés
11h30 – Almoço
12h45 – Oração
13h – Palestra com Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli – Fundadores Fazenda da Esperança
Tema: “É proibido frear a misericórdia”
14h – Testemunho a partir do tema “Com Deus Tem Jeito”
15h – Momento Mariano
15h30 – Intervalo e preparação para Santa Missa
16h – Santa Missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Júlio César
17h10 – Lanche e Avisos
17h30 – Conclusão
Fonte: Arquidiocese de BH