13/05/2020 1:15 pm | Atualizado em: 13/05/2020 1:15 pm
Nós, da Arquidiocese de Belo Horizonte, gostaríamos de contribuir com as suas orações em casa, com a sua família. Por isso mesmo, publicamos o Roteiro para Coroação no Lar, preparado pelo Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL).
A coroação da Virgem Maria é um rito da Igreja para saudar aquela que foi por Deus adornada como a “cheia de graça”. Esse rito é muito praticado em maio, mês que coincide com o tempo pascal, quando celebramos a memória da ressurreição de Jesus. Se uma mãe se realiza pelos feitos de seus filhos, a Mãe Maria se realizou – dizemos, foi coroada! – com o grande feito da ressurreição de Jesus.
Orientações:
• Preparação do espaço: uma pequena mesa com altura que não dificulte a coroação para as crianças, ornada com uma toalha, vela, fl ores (se for possível). Disposta no centro, uma imagem da Virgem Maria;
• É importante o ensaio e envolvimento dos participantes, sobretudo das crianças. Os cantos podem ser substituídos pelos mais conhecidos da família. As demais participações propostas no roteiro poderão ser distribuídas entre os familiares.
• Caso não haja na casa os símbolos sugeridos para a coroação, a família pode usar a criatividade, inclusive envolvendo as crianças. Não é necessário comprar nenhum objeto: permaneçamos em casa!
• É bom escolher um dia adequado para a coroação, a fi m de preservar as celebrações dominicais do tempo pascal. Por tradição, a Igreja faz a memória semanal da Virgem Maria no Sábado, pela manhã. Não podendo neste dia, a família combina o melhor dia e horário, desde que se preserve o domingo.
Clique, abaixo, e faça o download:
Fonte: Arquidiocese de BH