MPMG quer implantar nova nomenclatura nos planos de segurança de barragens

Foto: Reprodução

MPMG quer implantar nova nomenclatura nos planos de segurança de barragens

Foto: Reprodução
Radio America | Rádio América

26/06/2023 7:19 pm | Atualizado em: 27/06/2023 4:10 pm

O Tribuna Livre desta segunda-feira (26) discutiu a adesão de nova nomenclatura aos planos de recuperação de barragens. O MPMG – Ministério Público de Minas Gerais estuda incluir a ZIS – Zona de Impossível Salvamento para classificar como zona de morte certa, áreas próximas às barragens em que não há chance de sobrevivência, em caso de rompimento de barragem. O professor do IFMG, Instituto federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto e Militante da Flama – Frente de Luta dos atingidos e atingidas pela mineração, Daniel Neri, comenta o assunto. Acompanhe!

A Vale esclarece que a atividade realizada no dia 13/06 na escola Padre Xisto, em Brumadinho, não foi um simulado de emergência e sim de uma atividade lúdica, solicitada pela Defesa Civil municipal, com foco no Plano de Contingência Municipal (PLANCON), abordando todos os riscos nele contido – dentre eles, o risco envolvendo barragens. A peça teatral faz parte de um projeto chamado “Defesa Civil na Escola”, apoiado pela Vale e realizado em municípios com operação da empresa, atendendo à legislação vigente que determina a realização de ações com o público infanto-juvenil para promover a cultura de prevenção. Sobre a barragem Serrinha, todo o material informativo sobre as características da estrutura e as interferências com a comunidade foi apresentado em 2023 durante levantamento dos dados sociais na ZAS da barragem para a atualização do PAEBM – Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração.
______________________________________________________________________________________

O MPMG vem acompanhando os Planos de Ação de Emergência, entretanto, sua aprovação ocorre perante a Defesa Civil, a qual analisa o atendimento à legislação pertinente. Atualmente a Defesa Civil não inclui a chamada “ZIS”, até porque essa expressão não existe na esfera normativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code