O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), no Aglomerado Santa Lúcia, será tema de conferência na cidade de Frankurt, na Alemanha. A palestra será ministrada pelo diretor e curador do Muquifu, padre Mauro Luiz da Silva, que atualmente é pároco da Paróquia Jesus Missionário, no bairro Vista Alegre.
Em sua conferência, padre Mauro irá abordar a importância da subjetividade nos museus sociais e comunitários, onde a relação entre o acervo, a comunidade local e os visitantes ultrapassa os limites da museologia tradicional: “No Muquifu o nosso maior tesouro é a força transformadora das mulheres e dos homens que habitam os Quilombos Urbanos e as Favelas”, diz padre Mauro.
Irão participar do evento em Frankfurt, além de padre Mauro, o artista plástico Cleiton Gos, que está pintando os afrescos da Igreja das Santas Pretas, na Vila Estrela (Comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Morro), e a Dra. Giuliana Tomasella, que orientou a dissertação de padre Mauro sobre o Muquifu, na Universidade de Pádua, na Itália.
Visitas ao Muquifu: de segunda a sexta-feira, de 13 às 18 horas, ou agendamento pelo telefone (31) 98798 7516.
Mais informações: www.muquifu.com.br
Fonte: Arquidiocese de BH