“A Terra pede Paz” foi o tema da oitava edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, que aconteceu na ultima quinta-feira (26). O evento foi realizado na sede da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (região Metropolitana de Belo Horizonte), e teve como principal destaque a homenagem ao fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, e sua esposa, a escritora Lélia Wanick.
A decisão de dedicar o prêmio deste ano ao casal foi tomada em conjunto com o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. Através da captação de imagens em obras como “Gênesis”, publicado em 2013, os autores evidenciam a causa ecológica, bem como problemas ambientais, no mundo.
A edição 2017 evidencia questões relacionadas ao desmatamento, destruição da fauna e flora mundial e o respeito à natureza. Segundo a organização responsável, o evento busca “um mundo biodiverso e humanizado. Uma humanidade menos egoísta e mais solidária com o próximo”.
O Prêmio acontece desde o ano de 2010, sendo uma inciativa da Revista Ecológico, em parceria com a Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)/Sesi/Senai. Em oito anos, foram mais de 800 inscrições e indicações recebidas; e 111 vencedores e homenageados.
Estiveram presentes no evento o Diretor Executivo da Rede Catedral de Comunicação Católica, Eduardo Bandeira, e o Coordenador dos departamentos Comercial e de Comunicação e Marketing, Marlon Andreluci. Além deles, a equipe de jornalismo da TV Horizonte realizou a cobertura do prêmio.
“A nossa instituição e a Revista Ecológico são parceiras há anos. Precisamos usar os meios de comunicação, cada vez mais, para chamar atenção aos problemas e questões ambientais. Dessa forma, podemos conscientizar a população e fomentar políticas públicas que abracem a causa”, destaca Bandeira.