09/03/2022 11:37 am | Atualizado em: 11/03/2022 12:14 pm
A TV Horizonte, emissora da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, estreia neste sábado, 12 de março, o programa Igreja Sinodal.
Idealizada pelo Serviço Teológico-Pastoral, a produção tem o objetivo de repercutir assuntos ligados à primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e aprofundar as reflexões do Sínodo sobre Sinodalidade, com o propósito de estar em plena sintonia com o magistério do Papa Francisco e colaborar com a formação dos cristãos nos principais temas eclesiais.
Com exibição inédita pela TV Horizonte todos os sábados, às 8h30, o programa também será veiculado na Rádio América todas as quartas-feiras, a partir de 16 de março, às 20h30.
O programa tem duração total de 30 minutos e é conduzido pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius. No programa de estreia, o comunicador conversa com o presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e doutor em Teologia, Pe. Francisco de Aquino Junior, sobre a inspiração do nome do programa Igreja Sinodal e com a doutora em Teologia e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, sobre os 9 anos de pontificado do Papa Francisco.
A programação da TV Horizonte está disponível pelo canal aberto 30.1 HDTV, pelo site e pelo aplicativo Rede Catedral (Android e iOS). Já a Rádio América pode ser sintonizada por meio da frequência AM 750, pelo site e também pelo aplicativo Rede Catedral!
SERVIÇO TEOLÓGICO-PASTORAL
O Serviço Teológico-Pastoral é um grupo de trabalho atento às questões pastorais na realidade latino-americana e ao magistério do Papa Francisco. Segundo o membro do grupo, professor da Faculdade Jesuíta (FAJE) e doutor em Teologia, Padre Geraldo Luiz De Mori, um grupo de teólogos e pastoralistas, provocados pela Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, começou a se reunir para pensar juntos como participar do processo de recepção da Assembleia na Igreja do Brasil, contribuindo com isso à “reforma” eclesial querida pelo Papa Francisco e aos processos sinodais que ele tem implementado na Igreja.