12/02/2021 10:47 am | Atualizado em: 12/02/2021 10:47 am
Fiéis e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte vivenciam a Quarta-feira de Cinzas no dia 17 de fevereiro. A data marca o início do tempo da Quaresma – preparação para a Semana Santa – tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e caridade.
Com a imposição das Cinzas, inicia-se um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o Mistério Pascal – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. As cinzas, símbolo da fragilidade e pequenez humana, é um apelo à conversão.
Rito de Imposição das Cinzas sofreu adaptações
Devido à pandemia da Covid-19, o Rito de Imposição das Cinzas sofreu adaptações. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou novas disposições a serem seguidas para a celebração – máscara e fórmula recitada apenas uma vez.
A Quaresma terá os seguintes procedimentos: “Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”
Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.
Clique aqui e confira a programação!
Fonte: Arquidiocese de BH