Quadros de Portinari ainda não foram retirados da Igrejinha da Pampulha

15538716_1263900223669032_4948661185307213824_n

Infiltrações na Igrejinha da Pampulha levam Iphan a recomendar retirada de obras. Foto: Google Imagens

A ação preventiva na Igreja São Francisco de Assis, localizada na Pampulha, em Belo Horizonte, foi planejada para preservar um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Os 14 quadros, pintados pelo artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962), que recriam as cenas da via-sacra, devem ser removidos do local para evitar danos às obras.

A medida foi recomendada após laudo realizado por técnicos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA MG), da Fundação Municipal De Cultura e da Cúria Metropolitana.

A repórter Letícia Bessa conversou com a Presidente do Conselho Gestor da Pampulha e Superintendente do IPHAN, Celia Cursino e com a Coordenadora do Inventário Do Memorial Da Arquidiocese de BH, Mônica Eustáquio Fonseca. Elas contaram detalhes sobre o assunto. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code