Rádio América: Fim da Frequência AM 750 e Início de Uma Nova Era na FM 107,1

Rádio América: Fim da Frequência AM 750 e Início de Uma Nova Era na FM 107,1

Radio America | Rádio América

31/07/2024 12:25 pm | Atualizado em: 31/07/2024 2:29 pm

No dia 31 de julho às  23h59, a Rádio América deixará de ser transmitida na sintonia AM 750 e passará a funcionar apenas na sintonia FM 107,1.
Em nota, o Diretor Executivo da Rede Catedral de Comunicação Católica, Padre Samuel Fidelis, toma o momento como um marco de atualização da Rádio América, além de firmar o comprometimento da emissora com renovação. “O futuro que já se constrói agora é de um compromisso com a inovação, em mudança para a Catedral Cristo Rei, a última obra de Óscar Niemeyer, numa perspectiva transmídia, com qualidade de transmissão, dando mais voz e espaço para participação dos ouvintes, a razão de ser da Rádio. Afinal, esse é nosso lema: ‘o melhor está aqui’”, concluiu.
À frente da mudança para FM durante todo o processo, o Consultor de Engenharia Professor Geraldo Melo destaca que as mudanças não param por aí. “Em breve a Rádio América estará produzindo a sua programação em novos estúdios, com os melhores e mais modernos equipamentos existentes no mercado. Essas mudanças visam levar ao ouvinte um som com ainda mais qualidade”, apontou.
A Diretora da Rádio América, Elanilza Carneiro, alerta que a emissora poderá ser ouvida além da frequência FM 107,1. “A Rádio América já está inserida nos canais digitais. É possível acompanhar tanto pelo nosso site, americabh.com.br, quanto por um aplicativo próprio, o Rede Catedral”, ressaltou.
Fundada em 1955, a Rádio América foi adquirida em 1970 pela Arquidiocese de Belo Horizonte e se tornou a primeira emissora católica de Minas Gerais, chegando a 69 anos transmitindo pela sintonia AM. Há um ano, a emissora passou a funcionar em caráter experimental na sintonia FM, realizando os ajustes necessários. A mudança oficial ocorreu no dia 15 de setembro de 2023, momento que contou com uma grande festa na Catedral Cristo Rei.
A Rádio América continua caminhando para oferecer inovação e qualidade, trabalhando para enriquecer a experiência do ouvinte.
Confira abaixo a nota completa do Diretor Executivo da Rede Catedral de Comunicação Católica, Padre Samuel Fidelis.
Antigo e tão novo
O título desse texto alude uma frase de Agostinho, santo e filósofo, o qual refere a Deus como sendo assim, em sua essência: radicalmente eterno e sempre atual. Só pode sê-lo porque é Palavra. E sabemos nós, que se a Prosa é boa ela nunca deixa de dizer.
Um dos grandes veículos da palavra, do discurso, da linguagem é o Rádio. Essa é sem sombra de dúvidas uma das mais nobres invenções do intelecto humano. Desde o século XIX as ondas radiofônicas levam informação, encurtam distâncias, aproximam corações.
O Rádio serviu à prece, à novela. Esteve presente no imaginário de várias personagens da vida pública. Um veículo, mais que veículo. O Rádio é testemunha do ser humano que é “feito da matéria dos sonhos” (Shakespeare).
Com o desenvolvimento das novas mídias imaginou-se o fim do Rádio. Quem haveria de se interessar pela “voz” num tempo de “dancinhas no tiktok” e de imagens? Ledo engano. Na explosão da “podosfera”, em que nesse ímpeto de urgência, serve bem um PodCast, na capacidade de mover corações com a palavra, que além de letras tem também tessitura, na forma de propagação que permite transpor barreiras, como no caso de momentos experimentados como há pouco no Rio Grande do Sul, em que faltou energia e outros equipamentos mais sofisticados, mas lá estava o bom, velho e atual Rádio…
Sim, cumpriu-se, não obstante num cenário de dor, a profecia: será o rádio a anunciar o fim da Internet.
Aqui se insere, na Poesia e na Profecia, o momento atual da Rádio América. 69 anos de história, numa fidelidade ao seu passado de grandes glórias que inspira e em sua capacidade de atualização. Essa é a sua vocação, demonstrar que “preciso mudar muito para sermos sempre os mesmos”, como disse dom Helder Câmara.
O marco desse momento de atualização de mudanças é o desligamento no dia 31 de julho da Rádio no formato de AM na frequência 750. Doravante a América é 107.1 FM.
O futuro que já se constrói agora é de um compromisso com a inovação, em mudança para a Catedral Cristo Rei, a última obra de Oscar Niemeyer, numa perspectiva transmídia, com qualidade de transmissão, dando mais voz e espaço para participação dos ouvintes, a razão de ser da Rádio. Afinal, esse é nosso lema: “o melhor está aqui”.
Assim iniciamos mais uma bela página na história da Rádio América. Lançamo-nos ao futuro, certos de que algo de ainda mais grandioso está por vir nessa emissora que ecoa belezas tão antigas e tão novas…
Padre Samuel Fidelis Donatos
Diretor Executivo da Rede Catedral de Comunicação Católica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code