Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia recebe programação especial pela Festa da Padroeira de BH

Foto: Comunidade Paroquial

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia recebe programação especial pela Festa da Padroeira de BH

Foto: Comunidade Paroquial
Radio America | Rádio América

17/08/2021 12:54 pm | Atualizado em: 17/08/2021 12:54 pm

Durante todo o domingo, 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu peregrinos, com uma programação que integrou espiritualidade, cultura e gastronomia. O dia 15 de agosto é também especialmente dedicado à celebração de Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira da Capital Mineira.

Ao final da manhã, um saboroso tropeiro, com live dedicada à história dessa comida típica do Brasil colonial, foi servido aos que adquiriram o ticket solidário – oportunidade para colaborar com os trabalhos de restauro do templo dedicado à Padroeira de Belo Horizonte.

No fim do dia, o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva celebrou a Eucaristia, às 18h. Logo após, na Praça do Santuário, motoristas tiveram a oportunidade de receber uma bênção especial, sob intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Solidariedade

No sábado, a tradicional Obra do Berço, iniciativa desenvolvida por evangelizadores do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem doou kits de enxoval para gestantes de comunidades pobres. As mães tiveram ainda a oportunidade de acompanhar uma palestra sobre cuidados com recém-nascidos.

A programação pela Festa da Padroeira de Belo Horizonte começou no início do mês, com a novena dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem.

Padroeira da Capital

Nossa Senhora da Boa Viagem foi oficializada a padroeira de Belo Horizonte pelo Papa Pio XII em 1932. A devoção a Maria, a partir do título de Nossa Senhora da Boa Viagem, é herança portuguesa e deu origem ao Arraial Curral Del Rey, povoado formado no século 18 onde hoje está Belo Horizonte. Ao redor da antiga Capela, construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, os viajantes que vieram em busca do outro e de outras riquezas de Minas Gerais formaram um povoado. Depois, para construir  Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do País, as edificações do Arraial Curral Del Rey foram demolidas. O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde está a imagem tricentenária da Padroeira de Belo Horizonte, foi edificado justamente no local onde ficava a antiga capela, marco zero do Arraial Curral Del Rey.

Fonte: Arquidiocese de BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code