24/08/2021 1:14 pm | Atualizado em: 24/08/2021 1:32 pm
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) homenageia o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, com programação que contribui para o aprendizado sobre a importância da Igreja na cultura de Minas Gerais e de sua Capital, especialmente no campo da Arte Sacra.
A programação será transmitida pelo canal da Diretoria de Ação Cultural (DAC) no YouTube e compartilhada pelas redes sociais da Arquidiocese de BH.
Programação
15 horas – Abertura
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e o Arcebispo Metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, dedicam reflexões sobre o Jubileu Centenário da Arquidiocese de BH.
15h30 – Conferência Magna – “Um vínculo com o passado: pérolas da arte e de devoção na Arquidiocese de Belo Horizonte”
Conferencista convidada: Profa. Titular do Departamento e Programa de Pós-graduação em História da UFMG e colaboradora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, Adalgisa Arantes Campos, que ainda é pesquisadora voluntária do Museu de Arte Sacra em Ouro Preto, com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em Filosofia pela UFMG; Bacharelado e Licenciatura em História pela UFMG.
16h20 – Apresentação do Coral Ars Nova da UFMG
Repertório sacro, especialmente preparado pelo Ars Nova para o momento celebrativo.
16h40 -Abertura da exposição “Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico UFMG”
16h55 – Mesa redonda
Coordenação da professora da Escola de Belas-Artes da UFMG, Verona Campos Segantini, e participação dos demais professores, pesquisadores e colaboradores que conceberam a exposição.
17h40 – Encerramento
Fonte: Arquidiocese de BH