São João Calábria, fundador das Ordens dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência, nasceu em 8 de outubro de 1873, em Verona, Itália. Sua saúde frágil foi agravada pela grande fome que atingira a região em que morava na infância, deixando-o subnutrido.
Em 1901, recebeu sua ordenação sacerdotal. Aos religiosos, colaboradores leigos e aos jovens dos lares que criou orientava: “Sejam evangelhos viventes”. E dizia para encontrarem o amor de Deus vendo o irmão necessitado como a única fonte para poder sentir e demonstrar a verdadeira Paixão de Jesus Cristo pela humanidade.
Morreu em 4 de dezembro de 1954, na Casa-mãe de suas obras, em São Zeno. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999. Sua obra de caridade está em vários países.
– No mesmo dia celebramos: Santa osita e Santa Pelágia
ORAÇÃO
Ó Deus Todo-poderoso, vos louvamos pela providência com que conduzis o universo e a nossa vida. Agradecemo-vos pelo dom da santidade evangélica que concedestes ao vosso servo, São João Calábria. Animados pelo seu exemplo, colocamos em vós todas as nossas preocupações, desejando que aconteça o vosso Reino.
Dai-nos o vosso Espírito para que torne o nosso coração simples e disponível à vossa vontade. Fazei que amemos os irmãos, sobretudo os mais pobres e abandonados, para chegar um dia, juntamente com eles, a alegria eterna, onde nos esperais com Jesus, vosso Filho e Nosso Senhor.
Pela intercessão de São João Calábria, concedei-nos a graça que agora com confiança vos pedimos.
São João Calábria, rogai por nós., rogai por nós.
Fonte: Arquidiocese de BH