São João Clímaco nasceu na Síria, por volta do ano 579. Aos 16 anos tornou-se discípulo de um mosteiro próximo ao Monte Sinai. Vivia um cotidiano de oração, jejum, trabalho e estudos.
Aos 70 anos João foi eleito abade geral dos eremitas do Monte Sinai. Sua obra, A Escada do Paraíso teve ampla divulgação na Idade Média por estabelecer trinta degraus necessários para se alcançar a perfeição da alma. Um manual da doutrina monástica e ascética para os noviços e monges. Morreu no Monte Sinai, no ano 649.
– No mesmo dia celebramos: Santo Régulo e Santo Donino.
ORAÇÃO
São João Clímaco quantos jovens se sentem chamados a uma vida contemplativa e não tem forças ou oportunidades para se integrar neste mundo de elevação espiritual. Concedei aos vocacionados serem corajosos para assumir o compromisso com Deus e com a Igreja. Só mesmo em um coração puro, sem orgulho, sem egoísmo, um coração verdadeiramente cheio de Deus pode realizar milagres. E se não os realizamos é porque não fomos nem puros, nem santos segundo a vontade de Deus. Intercedei junto a Deus por mim. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Segundo, rogai por nós.